30- De onde vem os 613 mandamentos bíblicos?


Os 613 mandamentos bíblicos, também conhecidos como mitzvot, são uma lista abrangente de leis, estatutos e mandamentos encontrados na Torá, os cinco primeiros livros da Bíblia hebraica. A lista dos 613 mandamentos foi compilada pelos rabinos judeus medievais, especialmente por Maimônides, em seu trabalho "Mishneh Torah", com base em anos de estudo das Escrituras judaicas e das tradições rabínicas.


Os 613 mandamentos estão divididos em três categorias: mandamentos positivos (mitzvot aseh), mandamentos negativos (mitzvot lo ta'aseh) e mandamentos específicos para os sacerdotes e o Templo. A seguir, apresentamos exemplos dessas categorias:


1. Mandamentos positivos (mitzvot aseh): São mandamentos que exigem que se faça algo, como, por exemplo, acreditar em Deus, honrar seus pais, realizar atos de caridade, seguir as leis alimentares, comemorar os dias sagrados e estudar a Torá.


2. Mandamentos negativos (mitzvot lo ta'aseh): São mandamentos que proíbem determinados comportamentos, tais como, por exemplo, não adorar outros deuses; não desonrar seus pais; não assassinar, roubar, mentir, blasfemar, entre outros.


3. Mandamentos específicos para os sacerdotes e o Templo: São mandamentos sobre os deveres dos sacerdotes e práticas no Templo em Jerusalém, que incluem a oferta de sacrifícios, a manutenção do Templo, e outras práticas diretamente relacionadas às obrigações sacerdotais.


Os mandamentos foram dados por Deus para orientar a vida do povo judeu e estabelecer uma relação especial com Ele. Alguns destes mandamentos são obrigatórios, outros são altamente recomendados e alguns são apenas aplicáveis em determinadas situações ou períodos de tempo.


Além dos 613 mandamentos bíblicos, os rabinos e estudiosos judeus identificaram muitos outros mandamentos rabínicos, que foram formulados de acordo com as necessidades e práticas da comunidade judaica ao longo do tempo. Esses mandamentos, chamados de "reshuyot", são considerados menos obrigatórios do que os 613 mandamentos bíblicos.


Em resumo, os 613 mandamentos bíblicos são um conjunto abrangente de leis e mandamentos encontrados na Torá que são considerados como a base da vida religiosa e moral dos judeus. Eles são divididos em mandamentos positivos, negativos e específicos para os sacerdotes e o Templo, e sua observância é um dos principais aspectos da fé e prática judaica.

Comentários