31- O que é ser cristão?


Ser cristão é seguir Jesus Cristo como Senhor e Salvador. A palavra "cristão" tem origem em "Christos", palavra grega que significa "ungido". A crença central do cristianismo é que Jesus é o Filho de Deus e que Ele veio ao mundo para salvar a humanidade do pecado e da morte.


Para ser cristão, é necessário crer em Jesus como o Filho de Deus e aceitá-lo como Salvador pessoal. Além disso, é preciso seguir seus ensinamentos e tentar viver de acordo com os princípios cristãos, que incluem amor, compaixão, perdão, justiça e humildade. A prática do cristianismo pode variar entre diferentes denominações e tradições, mas a crença em Jesus como Salvador é a essência da fé cristã.


A Bíblia Sagrada, que é composta pelo Antigo e Novo Testamento, é a base da teologia cristã. O Novo Testamento relata a vida e o ministério de Jesus, ensinamentos, morte e ressurreição. Muitos cristãos seguem um lecionário ou calendário litúrgico que marca as principais celebrações do ano, como Advento, Natal, Quaresma, Páscoa e Pentecostes.


Além de crer e seguir Jesus, muitos cristãos se reúnem regularmente para oração, estudo da Bíblia e adoração, seja em uma igreja, em um grupo pequeno ou individualmente. Eles buscam se relacionar com Deus em oração, buscar Sua vontade e servir aos outros. Os cristãos são chamados a viver suas vidas em amor e serviço aos outros, seguindo o exemplo de Jesus.


Existem muitas denominações cristãs diferentes, cada uma com suas próprias interpretações e práticas. Algumas das principais denominações incluem Católica, Ortodoxa, Anglicana, Presbiteriana, Batista e Metodista, entre outras. No entanto, todas elas compartilham a crença em Jesus Cristo como Salvador e Senhor.


Em resumo, ser cristão significa crer em Jesus como Filho de Deus e seguir seus ensinamentos e exemplo de amor e serviço aos outros. É uma jornada de fé e um compromisso de moldar a vida de acordo com os princípios cristãos.

Comentários